Fale conosco

Telefone: 21 97280-7883

Whatsapp clique aqui


Aptidão física, saúde e qualidade de vida: o primeiro passo

Aptidão física, saúde e qualidade de vida. O que acha de dar o primeiro passo e saber mais sobre cada uma dessas espressões? Como está a sua aptidão física? Você pratica atividades físicas ou exercícios físicos? E o que isso tem a ver com você e, principalmente, com a sua qualidade de vida?

Recentemente li um artigo da Doutora Sardinha Mendes Soares e do Professor Cláudio Gil Soares de Araújo – Aptidão física, saúde e qualidade de vida relacionada à saúde em adultos – que esclarece alguns termos importantes para nossas vidas. Falaremos um pouco a respeito.

Os autores definem a atividade física pode ser definida como “qualquer movimento corporal com gasto energético acima do nível de repouso”. Portanto uma simples caminhada, recolher o lixo ou brincar com seus filhos tratam-se da prática de atividades físicas.

aptidão física e qualidade de vida GB Icaraí Niterói

Certo mas e os exercícios físicos, como os definimos? Ainda segundo os pesquisadores a prática de atividade física de forma planejada, estruturada e repetitiva, com o objetivo de manter ou melhorar o condicionamento físico é definida como exercício físico. Veja por exemplo como é organizada uma aula de iniciantes no jiu-jitsu na Gracie Barra com duração de 01 hora na GB Icaraí, em Niterói:

AtividadeDuração
Aquecimento7 minutos
Defesa pessoal e quedas18 minutos
Pausa para água2 minutos
Jiu-jitsu esportivo18 minutos
Treino educativo GB1 ou treino específico10 minutos
Volta à calma5 minutos

Agende uma aula gratuita

Aptidão física e qualidade de vida

Já o condicionamento ou aptidão física é a “habilidade do corpo de adaptar-se às demandas do esforço físico”. Alguns de seus elementos são a condição aeróbia, a força física e a flexibilidade.

Mas como a aptidão física reflete em sua qualidade de vida? Alguns aspectos da qualidade de vida não estão relacionados à saúde, mas ao seu lado pessoal, social ou mesmo ao seu ambiente externo. No entanto muito da qualidade de vida relaciona-se diretamente à prevenção e recuperação de doenças, à saúde física e ao bem estar, todos potencializados com a prática de exercícios físicos.

O condicionamento físico de seus alunos sempre foi uma preocupação do Mestre Carlos Gracie Júnior e um dos ensinamentos de seu pai, o Mestre Carlos Gracie diz sobre “falar a todos de felicidade, saúde e prosperidade. Como vimos, falar de saúde também é falar de qualidade de vida e da prática de exercícios físicos.

Você já deu seu primeiro passo para cuidar de sua saúde, buscar uma melhor aptidão física e mais qualidade de vida?

Publicado em 1 de fevereiro de 2019 por