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Exercícios físicos: objetivos além do corpo forte e saudável

Principalmente no início do ano, a prática regular de exercícios físicos é uma das promessas que quase sempre fazemos a nós mesmos.

Enquanto alguns se comprometem em mudar de hábitos após o Reveillon, outros crêem que o ano inicia-se somente após o Carnaval. Já para nós, o dia de mudar é hoje!

Em nossas escolas de Jiu-jitsu (Gracie Barra Icaraí e Gracie Barra Santa Rosa) podemos acompanhar o desenvolvimento e satisfação de nossos alunos ao longo de todo o início do ano e assim, resolvemos trazer algumas reflexões para ajudá-lo a tirar seus planos do papel.

Quais os objetivos da prática regular de exercícios físicos? Talvez com um objetivo claro e bem definido seja mais fácil para algumas pessoas iniciar e manter a constância.

Sendo uma escola de Jiu-jitsu oficial Gracie Barra, nós buscamos algumas respostas com alguém que muito fez pela divulgação e estudos das artes marciais pelo mundo, o mestre Jigoro Kano, fundador do Judô moderno.

Em seu livro Energia Mental e Física – Escritos do Fundador do Judô, ele nos diz que o propósito original do Jiu-jitsu era a prática de um método de combate, mas que com algumas melhorias o Jiu-jitsu poderia se tornar um método abrangente de educação física, treinamento intelectual e educação moral. Não é por acaso que a missão da Gracie Barra é contribuir para o desenvolvimento pessoal, melhoria do condicionamento físico e proporcionar mais qualidade de vida para nossos alunos.

Os objetivos da prática de exercícios físicos

De acordo com o Mestre Jigoro Kano, o propósito da prática regular de exercícios físicos era o de desenvolver um corpo forte e saudável e treinar esse corpo para que viesse a ser útil para a sociedade, ao mesmo tempo que desenvolvesse a habilidade de cultivar a mente.

Aquecimento Jiu-jitsu Gracie Barra Icaraí

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Portanto, é fundamental levar em conta o bem estar emocional como um objetivo da prática regular de exercícios físicos. Fato que irá impactar diretamente na qualidade de vida das pessoas. Isso é visto diariamente nas mais de 800 escolas Gracie Barra nos 4 cantos do mundo. Nosso alunos da Gracie Barra Icaraí e Gracie Barra Santa Rosa em Niterói, em particular os alunos iniciantes no Jiu-jitsu, relatam constantemente alívio do stress, maior conforto em lidar com situações de pressão, autopercepção, nas relações afetivas, entre vários outros benefícios.

Outro ponto importante a ser esclarecido é que não se trata de praticar uma atividade física porque está na moda, mas buscar algo que realmente traga benefícios para o seu dia a dia, sejam eles físicos e/ou emocionais.

Por que desistimos?

Talvez por esse motivo muitas vezes encontramos pessoas que decidem no início do ano pela prática de exercícios como a caminhada, corrida de rua ou que passam a frequentar alguma academia de musculação. Mas muitas dessas pessoas não vão adiante com os seus planos e abandonam tão logo não obtém os benefícios desejados. Muitas dessas atividades proporcionam benefícios físicos imensos, que refletem na saúde e qualidade de vida mas não fazem o praticante perceber facilmente seus ganhos emocionais, apesar de existirem muitos.

Quando limita-se o objetivo do treinamento físico aos ganhos fisiológicos é difícil manter-se motivado no longo prazo.

Assim, o objetivo da prática regular de exercícios físicos é o desenvolvimento pleno das pessoas no aspecto físico e emocional resultando na melhora de seu condicionamento físico em busca de mais qualidade de vida e consequente desenvolvimento pessoal.
Como dizia em um dos seus ensinamentos o grande mestre Carlos Gracie:

Empregar o maior tempo no aperfeiçoamento de ti mesmo, e nenhum tempo em criticar os outros.

O que considerar para começar a praticar exercícios físicos regularmente?

Portanto, pense bem e escolha uma atividade física na qual você irá investir em si próprio. Algumas horas semanais bem planejadas e com a correta orientação podem ser uma ferramenta para o seu aperfeiçoamento físico e emocional. Tenha em mente que o seu treinamento físico precisa de um objetivo amplo que permita também o seu desenvolvimento pessoal.

Esperamos que assim como no caso de nossos alunos, os seus planos de iniciar a prática regular de exercícios físicos sejam colocados em prática. Não importa quais exercícios você tenha decidido praticar  neste início de ano ou no pós carnaval, seus planos possam ir além do primeiro semestre.

Publicado em 26 de março de 2019 por